Spam?


Para quem não sabe, o blog foi considerado spam pelo facebook/instagram. Isto aconteceu há cerca de um mês. O que aconteceu é que todas as publicações do blog que estavam no facebook foram eliminadas, e não conseguia pôr nada de novo, que referenciasse o blog. No instagram também não conseguia publicar nada com o link do blog.
Reportei a situação ao facebook, que em nada ajudou, rigorosamente nada.
Após muitas pesquisas no Google (ele é sempre amigo), consegui chegar à causa e à resolução desta situação.
Decidi fazer este post para que caso aconteça com alguma página vossa, saibam como ultrapassar.
A causa é muito simples, segundo li, se alguém reportar várias vezes que as publicações são spam, o facebook bloqueia-as, sem validar se são de facto spam. Não me parece que faça muito sentido, mas é o que é. De facto as minhas publicações são por norma receitas culinárias e fotos que vou pondo, não me parecem spam. Se alguém não gosta, é simples, não siga a página! Ninguém foi obrigado a pôr like.
A solução também é simples, o difícil foi descobrir como solucionar. Se 4 ou 5 pessoas tentarem publicar no seu perfil do facebook algo com referência ao site, neste caso o https://cozinha-da-rita.blogspot.com/, o facebook não vai deixar, mas a pessoa consegue dizer que é um erro, não é spam, e pede revisão do conteúdo. O que aconteceu foi que a 5ª pessoa a tentar fazer uma publicação de algo do blog, conseguiu, e libertou a situação. O facebook passou a mostrar novamente todos os posts que tinha eliminado, e passei a conseguir publicar novamente na página.
E a vocês, já vos aconteceu?

Comentários